sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Câncer de Mama: Genética ou Estilo de Vida?

Os estudos mostram que os dois fatores podem levar uma pessoa a ter câncer de mama. E na chegada do Outubro Rosa, nada melhor do que falar sobre esse tema por aqui.

Fatores genéticos são mais raros, e só cerca de 5% dos tipos de câncer estão relacionados com a genética, mas quando presente, a chance da pessoa em ter câncer de mama aumenta bastante , e apesar do estilo de vida ajudar a diminuir o risco, quando há mutações genéticas, a chance é grande e aumenta, ainda mais se o estilo de vida não priorizar a prevenção. Nestes casos, principalmente quando já há um caso de alguém na família ( uma mãe, avó, irmã) o ideal é procurar ajuda especializada para realizar medidas de prevenção. 

Por outro lado, quando falamos de estilo de vida , estamos falando de 95% dos casos de câncer, pois estão relacionados com o câncer de mama, entre eles: o cigarro, a obesidade, o sedentarismo, alterações hormonais e alimentação rica em alimentos processados cheios de aditivos químicos. Por isso que precisamos pensar em adotar medidas no nosso dia a dia para ajudar a prevenir o Câncer de mama, pois ele ainda é um dos tipos de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. E isso vale também para os homens que apesar de ter uma incidência menor, também estão susceptíveis a desenvolver este tipo de câncer. 

Além disso , as mulheres não podem esquecer de realizar o auto-exame e de ir ao ginecologista ou mastologista para fazer exames de rotina 1 x por ano como Ultrassom e Mamografia. Medidas estas que são simples e podem ser feitas diariamente como : não fumar, praticar alguma atividade física, diminuir o estresse com atividades de laser, evitar o excesso de alimentos processados, industrializados, consumir mais frutas e verduras, amamentar o filho ao peito também ajuda não só a mãe mas o bebê. Prevenir ainda é o melhor remédio! 


Larissa Borges 
Nutricionista Clinica Funcional 
CRN 24632

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com