terça-feira, 10 de setembro de 2019

Coronel João Pessoa: entrevista exclusiva com Eliano Nogueira. "A minha pretensão passa pela vontade de Deus e do Povo".

Ainda muito pequeno, com dois meses de vida, chegou com os pais, vindo do sítio Cacimbas, em Pau dos Ferros, para morar na Vila Caldeirão, em Coronel João Pessoa. Filho de uma prole de nove irmãos, é o mais novo da família.

Faz aproximadamente 31 anos, saiu de casa, para procurar dias melhores em terras paulistas. Hoje, estabilizado, tem o pensamento de voltar ao seu então "torrão natal", para proporcionar oportunidades aos seus "conterrâneos".

Eliano Nogueira Chaves ou "Alemão", como é popularmente chamado em Coronel João Pessoa, surge como opção para disputar a prefeitura daquele município oestano, no ano vindouro.

Em entrevista exclusiva ao blog RN POLÍTICA EM DIA, Eliano Nogueira diz o que pensa, sem moldar as palavras. Respeitoso com todos, como cidadão, mas como políticos reprova as últimas gestões de Coronel João Pessoa. Respostas duras, mas que demonstram que o que lhe move, é ver sua cidade dando chances a todos, não somente a um reduzido números de pessoenses.

1 - EXISTEM MUITAS ESPECULAÇÕES SOBRE UMA POSSÍVEL CANDIDATURA SUA AO CARGO DE PREFEITO DE CORONEL JOÃO PESSOA. O QUE HÁ DE VERDADE E O QUE É RUMORES?

A minha pretensão passa pela vontade de DEUS e do povo. Se a população entender que devo postular a cadeira de prefeito, colocarei meu nome para que esse povo determine. Não faço nada que não esteja em conformidade com o bem de todos.

2 - NO CASO, TENDO ESPAÇO E VONTADE POPULAR, SEU NOME ESTÁ A DISPOSIÇÃO, SEJA EM QUE LADO FOR? OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO?

Meu nome, sim. Mas a ala que defenderei, não será qualquer uma. Que fique claro. 
Vale ressaltar que se eu for candidato a prefeito de Coronel João Pessoa, será pela oposição. Respeito muito as pessoas que fazem parte da situação, mas politicamente não quero envolver-me politicamente aqueles que dominaram e dominam a cidade e quase nada fazem por ela. As administrações destes já mostraram e mostram que falta comprometimento com o povo. E isso eu não aceitarei nunca. O prefeito é o empregado número 1 do povo. É para servir, não ser servido. 

3 - QUANDO VOCÊ CITA "QUEM ESTÁ DOMINANDO O MUNICÍPIO", VOCÊ REFERE-SE AO ATUAL PREFEITO ANTÔNIO LOPES, SOMENTE OU INCLUI O EX-PREFEITO PACHICA?

Exatamente. Já fui muito claro. Com o prefeito Antônio Lopes e o ex-prefeito Pachica, não quero alianças políticas. Respeito-os muito, como cidadãos, mas parcerias políticas com estes, não faço. Quero algo novo para Coronel João Pessoa. Veja que estamos parados no tempo, sem perspectivas nenhuma para os jovens, para o município como um todo. É necessário que se mude urgente a forma de administrar. Estamos pardos no tempo, repito.

4 - EXISTE CONVERSAS COM ALGUM GRUPO QUE JÁ ESTEJA FORMADO NA CIDADE OU SUA PRETENSÃO TERIA INÍCIO SOMENTE COM SEU PROPÓSITO?

Já existiram conversas e existirão outros encontros, para fortalecer nossa ideia. Mas quero e farei por onde tudo ser de forma natural, por meus próprios esforços. Não quero conchavos, negociatas. Tudo tem que fluir com dignidade, confiança e honestidade.

5 - NO CASO, CASO VOCÊ DISPUTE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO, SERIA UM NOVO GRUPO POLÍTICO, COM NOVA FORMA DE ADMINISTRAR, SEM QUE OS DOIS ÚLTIMOS PREFEITOS, PACHICA E ANTÔNIO LOPES, TENHA PARTICIPAÇÃO EM TERMOS ADMINISTRATIVOS. ISSO?

Para quem quer que as coisas andem na nossa cidade de Coronel João Pessoa, é preciso que trabalhemos sem olhar para trás. Ambos, o atual prefeito e o ex, não tem espaço nenhum na minha forma de pensar em termos administrativos. Não fizeram o dever de casa e ainda deixaram nossa cidade estagnada. O futuro parece que não chegou para nossa terra. Tirando a internet, que é um bem de consumo de todos, o restante do progresso não existe para nosso povo. Então, eu não tenho por que concordar com as ações destes dois últimos gestores.
Sendo um dia gestor, não quero ser penalizado pelo erro dos outros.

6 - O QUE VOCÊ ENTENDE QUE É NECESSÁRIO MUDAR, PARA VER CORONEL JOÃO PESSOA COMO VOCÊ IMAGINA? QUAIS AS IDEIAS QUE PODERIAM SER POSTAS EM PRÁTICA?

Seriedade e competência. O que devemos entender, é que o prefeito tem quatro anos para mostrar suas qualidades. E isso é dever, não favor. Como afirmou, repito: o prefeito deve ser empregado do povo, servir o povo. Não ser bajulado e servido. O amigo sabe quem paga os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores e todos os funcionários, não é? É o povo por meio de impostos e outras tantas taxas. o que é administrar? É trazer de volta a estes cidadãos que pagam impostos exorbitantes, melhorias constantes. Então, os governantes somente fazem devolver a população o que eles pagam. Veja, a saúde de nossa situação, o caos que é. Veja as queixas e os descasos que ocorrem. Qual a perspectiva de melhorias? Existem? por isso a necessidade de mudar aqueles que por anos governam nosso povo.

7 - NO CASO, GERAR EMPREGO E RENDA É UM DOS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS, SE CHEGAR A ADMINISTRAR CORONEL JOÃO PESSOA?

Somente gerando emprego digno é que conseguiremos mudar a realidade que vivemos. Nossa gente é trabalhadora, quer ter o próprio sustento e não depender de ninguém. o que falta é oportunidade. Já frisei isso em uma resposta anterior. E o governo do município tem como criar estas oportunidades. Querer criar e tornar o povo independente, é que é a dificuldade, ao meu ver.

8 - VOCÊ NÃO ACHA QUE SERIA MUITO DIFÍCIL VENCER UMA DISPUTA PARA PREFEITO, SEM O APOIO DE DOIS EX-PREFEITOS?

Difícil é. Mas você já encontrou alguma coisa fácil, que seja duradoura? Somente dar-se valor as coisas difíceis, mas sendo a vontade de DEUS e do povo, a gente consegue. Não encontra-se dificuldade, quanto se acredita em algo. Lembro-me bem que quando vim para São Paulo, não tinha nem quem me recebesse da viagem. Eu vim com a cara e a coragem. Hoje, graças a DEUS, com a humilde possível, asseguro que venci. É só venci, por que tentei. 
Vou pra lutar, se o povo quiser, se o povo aceitar apostar no diferente, no que quer que a administração funcione com seriedade e respeitando as pessoas.


9 - QUAIS OS PROJETOS QUE VOCÊ VER POSSÍVEL IMPLANTAR NO MUNICÍPIO, QUE DEVERIAM TER SIDO POSTOS EM PRÁTICA ANTERIORMENTE?

Nossa cidade é rica em água. Temos condição de criar empregos por meio da cultura de sub existência. Imaginemos uma terra com milhares de canteiros de toda e qualquer espécie de hortaliças, onde as famílias, devidamente organizadas, trabalhem e arranquem da terra seu sustento. Apesar da seca, temos água em nosso subsolo. Somos uma cidade abençoada por água. Pensemos em fábricas pequenas de roupas, bonés, redes, produtos que facilmente se consegue franquias com cidades próximas, como Serra Negra do Norte/RN e São Bento/PB. O que falte é vontade de acertar. Vontade de ajudar nossos irmãos. Hoje em dia, gerar emprego está na moda, mesmo com o desemprego batendo na porta de muitos. o que falta é solução para este problema. Somente. E essas soluções só serão encontradas se for atrás, e trouxer, mesmo quando muitos digam que não dará certo. Ninguém nunca acertou, se não tentou.
Não tenho por que desejar largar tudo aqui, para ir lutar por Coronel João Pessoa, se não acreditasse no povo de lá.

10 - QUAL A VISÃO QUE VOCÊ TEM DO MOMENTO ADMINISTRATIVO DE CORONEL JOÃO PESSOA?

Uma administração turbulenta, fraca, sem compromisso. Mas a situação que está aí, hoje, é herança das gestões do seu antecessor. Lembro-me bem que seis meses após a posse de Antônio Lopes, estive com ele no gabinete e pedi que administrasse a cidade para o povo, não para resolver questões de outra gestão. Lembrei a ele que tinha cinco mandatos de vereador e duas de vice-prefeito e que agora a cadeira em que estava sentada, era do povo e que para o povo ele governasse. Quem tivesse o que ajustar com erros de gestões anteriores, que acertasse. Não ele, com a nova gestão. Eu desejei muito que ele fizesse um governo de qualidade. Mas vejamos como está nossa cidade. Um caos.

11 - O QUE O PREFEITO ANTÔNIO LOPES DISSE, QUANDO VOCÊ PEDIU QUE ELE ADMINISTRASSE DE FORMA DIFERENTE, SEM OLHAR PARA A ADMINISTRAÇÃO DE PACHICA?

Ele me disse que estaria articulando isso. mas a gente ver que não é bem assim. Antônio lopes se preocupou muito mais cm a herança administrativa de Pachica, do que com o povo que o elegeu.

12 - VOCÊ ESTARÁ EM SUA TERRA NATAL, EM OUTUBRO. JÁ TEM ALGUMA REUNIÃO MARCADA PARA AMADURECER ESSA IDEIA OU SOMENTE NO ANO QUE VEM INICIARÁ AS CONVERSAÇÕES DE FORMA MAIS AMPLA?

Verdade. Estaremos realizando novas reuniões e construir uma nominada de peso, com nomes para disputar o cargo de vereador e dar seguimento a nossa ideia de mudar nossa cidade.

13 - VOCÊ NÃO DEMONSTRA NENHUM RECEIO EM ENFRENTAR OS GRANDES NOMES DO CENÁRIO POLÍTICO DE SUA CIDADE?

De forma nenhuma. Querer a mudança, acreditar no empenho que nos move, é meio caminho andado. A população de Coronel João Pessoa mudou a forma de pensar e não quer ser massa de manobra nas mãos de ninguém. Acabou o tempo de currais eleitorais. O povo está atento. Querem independência, construir seus sonhos, tendo oportunidades.

14 - QUAL SUA MENSAGEM FINAL AOS SEUS CONTERRÂNEOS DE CORONEL JOÃO PESSOA?

Que os amigos e conterrâneos tenham a disposição de querer sempre acertar. Acreditar em político ficou difícil e com o passar do tempo, acreditam muito menos. Mas o que desejo é que acreditem em quem lutou sozinho, respeitando todos e subindo degrau por degrau. Vivendo um dia atrás do outro, até chegar onde cheguei. Nunca esquecendo minhas origens. Não quero ir para Coronel João Pessoa, para ser mais um, e sim, para ajudar a fazer a diferença. Não irei, caso seja candidato, para dar nada a ninguém e sim, administrar como deve ser administrado. Oferecer oportunidades a todos, sem distinção e sem palanque armado. Só me aceitem se tiverem a vontade de mudar e colocar Coronel João pessoa em um lugar de destaque no cenário do Rio Grande do Norte.

*Do Blog RN Política em dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com