domingo, 31 de janeiro de 2021

Artesão apodiense impressiona com miniaturas de caminhões

Crédito da foto: Reprodução
Réplica de uma caminhão em miniatura faricada por Erison Morais é perfeita

Ele é um artesão.

Um artista nato.

Você precisa conhecê-lo.

Conhecer a sua arte.

Francisco Erison de Morais, 38 anos, descoberto pelo grande público depois que a sua arte de fabricarcaminhões em miniatura, com rara perfeição, ter ultrapassado os limites de Apodi, município de mais de 36 mil habitantes na região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte. Realmente, a técnica do trabalho manual de Erison impressiona.

Os caminhões são perfeitos. Miniaturas que chamam a atenção por detalhes precisos que aproximam dos caminhões originais. Desde aos fechos de mola, passando pelo eixo do veículo, e até chegar à cabine, as peças se revelam cópias perfeitas. Cada detalhe é minunciosamente cuidado para que a arte não escorregue da perfeição.

Para contar um pouco de sua história, Erison Morais recebeu a jornalista social Leylla Karla em sua “fábrica de miniaturas”. Uma área simples, em meio às ferramentas e materiais necessários para a produção artesanal. De pronto, revelou que só despertou para a sua arte há pouco mais de cinco anos, embora desde jovem aproveitava latas para fazer carrinhos de brinquedo.
Artesão Erison Morais fala sobre a sua arte a jornalista social Leylla Karla

Em 2015, ele descobriu que era capaz de usar a habilidade para desenvolver a sua arte em miniaturas de madeira. Por meio de vídeos no Youtube, Erison percebeu que ele era capaz de produzir o trabalho manual e, logo, despertou a vontade de fazer caminhões. A princípio, ele encarou como uma forma de lazer, de distração, um passatempo. Porém, a responsabilidade de sustentar a família o fez acreditar que ali estaria a sua fonte de renda.
Erison Morais conta que no final de 2020 foi demitido da empresa que trabalhava. Veio medo e preocupação, mas, também, surgiu a luz para iluminar a sua mente e atividade artística. “Ele percebeu que era possível sustentar a família com a sua arte. Foi aí que ele passou a fabricar as miniaturas de caminhões para vender às pessoas que gostam de colecionar e de decorar as suas casas com peças de artesanato”, conta Leylla Karla.

A fama de Erison é bem recente. Uma pessoa que encomendou um caminhão em miniatura divulgou a foto da arte em grupos de amigos. A jornalista Leylla repercutiu em suas redes sociais. De imediato, surgiram encomendas a todo o momento, com pessoas interessadas de Apodi e de toda a região Oeste potiguar.


PREÇO

Erison Morais leva em média 15 dias para fabricar um caminhão. Ele usa equipamentos e máquinas, como uma impressora 3D. Essas ferramentas são necessárias para elaborar cada peça e também para garantir maior precisão. Detalhista, o artesão passa a massa corrida, ilustra e cuida de todo o acabamento para ficar o mais próximo da realidade.

As pessoas se impressionam, principalmente motoristas de carros pesados ou proprietários de caminhão. Alguns, inclusive, pedem para Erison fazer réplica do seu próprio veículo. Eles pagam entre R$ 300 a R$ 400 por cada miniatura.

Com o aumento dos pedidos, Erison também está trabalhando mais, mas garante que está feliz porque por meio de sua arte está garantindo o sustento da família.

“Amo o que eu faço. Sou realizado com o meu trabalho, com a minha arte, que é a minha profissão”, disse, para agradecer a Leylla Karla pela nova fase de sua vida profissional:

“Quero agradecer a Leylla Karla que foi muito importante na divulgação da minha arte. Através dela, a minha arte ficou conhecida nos jornais, emissoras de televisão e outros meios de comunicação.”

Ficha Técnica

Nome: Francisco Erison de Morais

Natural: Apodi/RN

Idade: 38 anos

Escolaridade: 2º grau completo

Estado civil: Casado com Widna Alves

Filho: Eitor Samaque, de 12 anos



O que é artesanato

1 - Arte e técnica do trabalho manual não industrializado, realizado por artesão, e que escapa à produção em série; tem finalidade a um tempo utilitária e artística;

2 - Conjunto das peças de produção artesanal.

Fonte: https://defato.com/cesarsantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário