Município de Aceguá, na fronteira com o Uruguai — Foto: PMA/Divulgação
A prefeitura de Aceguá, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, informou a perda de 200 doses da vacina contra o coronavírus após queda de energia elétrica entre a noite de quinta (25) e a manhã desta sexta-feira (26). O problema foi registrado em uma câmara fria, onde os imunizantes eram armazenados. O desabastecimento teria durado aproximadamente 12 horas, relatou o município.
Segundo a prefeitura, as doses foram retiradas de disposição para análise. Um lote com 80 doses deve ser disponibilizado pela 7ª Coordenadoria Estadual de Saúde até segunda-feira (29), para a retomada do calendário de vacinação na cidade.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirmou que "a avaliação de alteração de temperatura na cadeia de frio não é realizada em nível estadual", devendo ser comunicada pelo município ao Ministério da Saúde por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Anvisa afirmou que "o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, o Estado e o município são responsáveis pela integridade da cadeia de frio para garantir a qualidade dos produtos distribuídos para a vacinação". Ainda segundo a agência, a prefeitura deve "reportar essas situações nos sistemas de informação disponibilizados pelo governo federal" e que "as questões relativas à reposição são tratadas pelo PNI, conforme a programação do órgão".
O G1 tenta contato com a Secretaria Municipal da Saúde e a empresa Coopersul, responsável pelo abastecimento de energia na cidade.
Conforme o vacinômetro da SES, Aceguá já recebeu 740 vacinas, tendo aplicado 423 delas. Do total, 305 foram aplicações em primeira dose e outras 118 em segunda. A população do município é de 4.858 pessoas.
Até agora, a cidade não registrou nenhuma morte por Covid-19. Aceguá totaliza 117 casos, sendo 17 deles ativos.
Fonte: G1 RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário