domingo, 24 de outubro de 2021

Bebê morta em creche do DF é sepultada em cemitério de Planaltina: 'Nunca vai se apagar da nossa vida', diz pai

Bebê de seis meses é sepultada após morrer em creche do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O corpo da bebê de seis meses morta em uma creche de Planaltina, no Distrito Federal, foi sepultado na tarde deste sábado (23), no cemitério da região. Familiares de Amariah Noleto se emocionaram com a despedida.

O caso ocorreu na quarta-feira (20). A menina chegou a ser levada ao Hospital Regional de Planaltina, mas já estava sem vida. Na quinta (21), uma das duas donas da creche foi presa por homicídio por omissão imprópria. A prisão foi convertida em preventiva, por tempo indeterminado.

"A gente não sabe o que aconteceu. Não tem como explicar, só Deus mesmo. Só vivemos momentos felizes com ela. Nunca vai se apagar da nossa vida", disse o pai de Amariah, o vendedor Valdemir Ribeiro Noleto, de 23 anos.
Pai de Amariah, Valdemir Noleto, lamenta morte da filha, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

De acordo com Valdemir, Amariah foi a primeira filha dele com a esposa. "Todos gostavam dela, mas infelizmente tivemos essa perda", comentou.
Amariah Noleto, de seis meses, morreu em creche de Planaltina, no DF — Foto: Arquivo pessoal

O vendedor acredita que houve falta de responsabilidade por parte dos gestores da creche. "A gente não pode julgar, acusar uma pessoa de algo que não vimos. Só Deus sabe, mas acredito que houve falta de responsabilidade", disse.

O velório de Amariah começou por volta às 14h e o sepultamento ocorreu às 16h. Emocionados, familiares prestaram as últimas homenagens à menina durante a cerimônia fúnebre.
Velório de Amariah Noleto, morta em uma creche de Planaltina, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Pai foi buscar filha

Valdemir conta que não tem costume de buscar a filha na creche porque, geralmente, está trabalhando. Porém, na quarta, ele estava de folga e foi ao encontro de Amariah.
Proprietária sai de creche com bebê que morreu pelos fundos, no DF

"Cheguei entre 16h40 e 17h. Porém, uma funcionária me disse para esperar e, depois de 20 minutos, estranhei porque não me entregaram ela", comentou.

Pouco tempo depois, o vendedor disse que recebeu uma ligação da dona da creche, informando que a filha estava no hospital. "Não tinha informação nenhuma e soube que ela tinha desfalecido apenas quando cheguei no hospital. Até então, tinha ido buscá-la como se nada tivesse acontecido", afirmou.

Um vídeo obtido pela Polícia Civil mostra o momento em que a dona da creche sai do local pelos fundos do prédio, carregando Amariah, por volta das 17h. Enquanto isso, Valdemir estava na frente da casa, chegando para buscar a filha (assista acima).

Investigação
31ª Delegacia de Polícia, em Planaltina, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O caso é investigado pela 31ª Delegacia de Polícia, de Planaltina. Uma das mulheres – a que colocou Amariah para dormir – está presa preventivamente desde a noite de quinta-feira (21). Ela deve responder por homicídio por omissão imprópria, ou seja, por não ter agido de modo a impedir a morte da criança.

Outra sócia da creche irregular, de acordo com os agentes, também é suspeita, mas segue em liberdade.

O juiz Lucas Lima da Rocha, que decretou a prisão preventiva (por tempo indeterminado) de uma das donas da creche, disse que "existem indícios suficientes da conduta violenta da mulher, inclusive com relatos de outras situações de violência contra crianças". Na decisão, a partir dos depoimentos de funcionárias, colhidos pela polícia, ele cita o seguinte:

"A criança estava chorando e a dona da creche foi até a bebê, momento em que o som do choro passou de normal para abafado, destacando-se, ainda, que a criança foi encontrada em um saco confeccionado pela mulher, cobrindo todo seu corpo, inclusive os braços, e com o pano protetor do berço sobre a cabeça", escreveu o juiz.

Conversas por telefone e denúncias de agressão

O pai de Amariah só soube da situação quando chegou na creche, para buscar a filha. Funcionárias disseram à família que a criança se engasgou.

Mas em conversas por um aplicativo de mensagens, as funcionárias da creche citam o envolvimento de uma das donas do local. "Sei lá o que essa desgraçada falou, mas foi ela que matou, porque enrolou um pano na cara da bebê [SIC]", diz um trecho da conversa.
Troca de mensagens entre funcionárias de creche onde criança morreu, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A outra funcionária responde que quer localizar a mãe, para informar que se trata de um homicídio. "Faz essa notícia chegar na mãe dela. Consegue aí para mim alguma rede social".
Troca de mensagens entre funcionários de creche onde criança morreu, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Conforme a polícia, a creche não tinha camas e atendia 40 crianças com apenas um berço. Depois da morte da bebê de 6 meses, uma outra mãe procurou a delegacia de Planaltina para denunciar supostos maus-tratos ocorridos no local.

Em entrevista à TV Globo, a mãe, que preferiu não se identificar, contou que o filho chegou em casa com uma marca roxa no braço, "como se fosse um beliscão" (veja vídeo abaixo).

"A proprietária da creche me disse que podia ser uma mordida que um colega poderia ter dado", afirmou. Segundo a mãe, o filho "fica desesperado quando chegava na rua da creche". A polícia disse que vai investigar.

Creche irregular

A creche onde Amariah morreu não é cadastrada junto à Secretaria de Educação, nem tem alvará de funcionamento expedido pela Administração Regional de Planaltina. As donas chegaram a iniciar o processo de obtenção da licença, mas não concluíram porque faltavam as autorizações da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Educação.
Creche em Planaltina, no DF, atendia em condições precárias — Foto: Reprodução

Após a morte, a Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística do DF (DF Legal) informou que vai enviar "uma equipe ao local para averiguar as medidas que podem ser tomadas, uma vez que a mesma [creche] não deveria ter iniciado suas atividades sem todas as licenças válidas".

Fonte: g1  DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário