terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Hermes Pimentel é empossado como prefeito de Umuarama

Hermes Pimentel foi empossado como prefeito de Umuarama — Foto: Silvio Alves/RPC

Hermes Pimentel (DC) foi empossado como prefeito de Umuarama, cidade do noroeste do Paraná, na manhã desta terça-feira (25). O político foi empossado após a Câmara Municipal cassar o mandato de Celso Pozzobom (PSC), eleito nas eleições de 2020.

Pimentel foi eleito vice-prefeito e assumiu como prefeito interino em setembro de 2021, quando a Justiça determinou o afastamento de Pozzobom a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

O prefeito cassado é investigado por supostamente ter comprado um apartamento com recursos desviados da saúde pública. Pozzobom foi alvo de mandados de busca no âmbito da Operação Metástase.

Durante a cerimônia de posse, Pimentel disse que vai priorizar a saúde público e que deve cobrar do Governo do Paraná a reabertura de leitos hospitalares para tratamento da Covid-19.

O outro lado

A defesa de Celso Pozzobom afirma que respeita a decisão da Câmara de Vereadores, mas permanece descontente com o resultado, pois não houve a comprovação de qualquer fato ilícito.

Além disso, a defesa disse que ainda é cedo para precisar qualquer medida a ser proposta, mas será estudado o caso para avaliar a possibilidade de um novo questionamento judicial.

Operação Metástase

O MP-PR afirmou que as investigações começaram no início de 2020. Há indício de fraudes em licitações, com superfaturamento de contratos, emissões de notas fiscais frias, depósitos em contas de investigados e terceiros.

Em maio de 2021, sete pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. À época, Pozzobom foi alvo de mandados de busca e apreensão.

As investigações indicam a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica. Empresas ligadas ao grupo eram beneficiadas no esquema, de acordo com o Ministério Público.

Além do prejuízo estimado em R$ 19 milhões, os promotores apuraram que desvios de recursos de entidades filantrópicas, que prestam serviços médico-hospitalares, foram usados para compra de equipamentos náuticos e construção de uma casa de veraneio em Porto Rico, também no noroeste.

Após a operação, o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom (PSC), disse em coletiva de imprensa que desconhece desvios e que apoia a investigação.

Fonte: g1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário