segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Vereadores votam cassação de presidente da Câmara por comemorar aniversário com servidores durante a pandemia

A Câmara de Ivaiporã, no norte do Paraná — Foto: Câmara de Ivaiporã

Os vereadores de Ivaiporã, no norte do Paraná, irão votar na terça-feira (25) um pedido de cassação contra a presidente da Câmara, Gertrudes Bernardy (MDB), por causa de um aniversário que a parlamentar participou com alguns funcionários da casa.

A denúncia foi aceita pelos vereadores em novembro 2021. Conforme o pedido de investigação, a vereadora comemorou o aniversário com outros funcionários dentro da Câmara em meados de junho.

Ivaiporã tem nove vereadores e população estimada em 31.886 habitantes, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);

A denúncia argumenta que a reunião foi realizada durante a pandemia de Covid-19, infringindo decretos municipais.

Gertrudes Bernardy foi a vereadora eleita mais votada das eleições municipais de 2020. A presidente da Câmara de Ivaiporã disse que o aniversário foi uma comemoração pequena entre funcionários.

"Não foi uma festa, foi apenas um bolo, duzentos salgadinhos e três refrigerantes. Foi feita uma vaquinha entre os funcionários", disse.

No documento de instauração da Comissão Processante foi anexada uma foto onde a vereadora aparece com servidores reunidos em torno de uma mesa com bolo e salgadinhos. Mais de 15 pessoas estão na foto, usando máscara.
Vereadora e servidores comemoraram aniversário em junho — Foto: Reprodução

Segundo a parlamentar, a reunião foi para comemorar o aniversário dela e de outros seis servidores. O gabinete de Gertrudes Bernardy afirma que todos que participaram trabalham na Câmara.

Outros dois vereadores também foram denunciados por reuniões de aniversário durante a pandemia. Apesar disso, as denúncias foram arquivadas pela Câmara.

"Eu vejo que tem muito machismo em tudo isso, porque sou a vereadora mais votada", afirmou.

O processo

Conforme a denúncia, a vereadora Gertrudes Bernardy infringiu decretos municipais publicados para evitar a propagação do novo coronavírus. A parlamentar e os funcionários foram multados pela prefeitura.

Com isso, o documento sugere que a parlamentar seja investigada por infração político-administrativa e improbidade administrativa.

Ainda em novembro, o vice-presidente da Câmara, Nando Dorta (PTB), foi nomeado presidente da Comissão Processante. Também fazem parte do grupo os vereadores Vila Real (MDB), nomeado relator, e Josane Diser (Republicanos).

O g1 entrou em contato com o presidente da Comissão, Nando Dorta, e aguarda retorno.

A sessão de julgamento está marcada para começar às 18h de terça-feira)25).

Fonte:  g1 PR — Maringá

Um comentário:

  1. Um bolo e 200 salgados para 15 pessoas não pode ser considerado um grande evento a ponto de cassar o mandato da veriadora !Isso é perseguição!

    ResponderExcluir