sábado, 4 de junho de 2022

Bebê é salva por estagiária dos bombeiros após se engasgar com leite materno

Bebê de dois dias de vida é salva ao se engasgar com leite materno no Antares, em Maceió — Foto: Yasmin Evangelista/Arquivo pessoal

Uma bebê de apenas dois dias de vida foi salva após se engasgar com leite durante a amamentação na noite de quinta-feira (2). Desesperada, a mãe pediu ajuda à vizinha, que é universitária e faz estágio no Corpo de Bombeiros. Yasmin Evangelista aplicou a manobra de Heimlich, uma técnica utilizada em casos de emergência por obstrução, e conseguiu desengasgar a recém-nascida.

A bebê tinha acabado de chegar da maternidade quando engasgou. “Ela mora dois andares acima de mim. Como ninguém do andar dela ajudou, ela bateu no meu apartamento. A bebê estava muito roxa e fria, eu passei 20 minutos fazendo a manobra nela”, conta Yasmin.

Ela disse que sabia o básico dos primeiros socorros, por causa do estágio na corporação, mas que nunca tinha aplicado a manobra antes. Por isso, ligou para os bombeiros para que a orientassem e para se sentir mais segura.

“Eu meio que sabia, porque vejo os bombeiros treinando, mas liguei para me tranquilizar. Quando os bombeiros chegaram, ela [a bebê] já estava desobstruída”, afirma.

A estudante diz ainda que percebeu que a menina tinha desengasgado quando ela chorou, e ao verificar a garganta dela, viu que não tinha mais nada obstruindo.

“Eu não me desesperei em momento nenhum, mas depois que entreguei a bebê, meu corpo perdeu a força, por causa da adrenalina”, lembra Yasmin.

A recém-nascida foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes para receber cuidados médicos e passa bem.
Bombeiros orientaram estudante a fazer manobra pelo telefone em Maceió — Foto: Yasmin Evangelista/Arquivo Pessoal

Fonte: g1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário