Estamos vivendo um momento ímpar na História de Pau dos Ferros, e o resgate cultural fortalece o sentimento de pertencimento (ação de pertencer) através das nossas raízes.
Hoje comemoramos os 166 anos de Emancipação Política de Pau dos Ferros. Uma conquista que merece ser relembrada e por isso trazemos o contexto histórico como agradecimento aos que um dia lutaram pela nossa Emancipação.
Em 1761, o povoado de Pau dos Ferros foi integrado à vila de Portalegre que, por se localizar em serra, distante 33 quilômetros do povoado de Pau dos Ferros, trazia prejuízos ao comércio local e dificultava o acesso das pessoas.
Para conseguir a emancipação política que trouxe o pioneirismo regional que temos hoje, foram 03 tentativas em 15 anos:
1 • No século XIX, a partir de 1841, moradores do povoado realizaram um abaixo-assinado, que totalizou 492 assinaturas, reivindicando a elevação do povoado de Pau dos Ferros à categoria de vila. O projeto foi encaminhado à assembleia provincial e aprovado na Comissão de Estatística e Justiça, mas não foi aprovado em plenário.
2 • A segunda tentativa, novamente rejeitada, ocorreu em 1847 quando, em 21 de outubro, o deputado provincial João Inácio de Loiola Barros apresentou um segundo projeto, desta vez pretendendo transferir a sede da vila de Portalegre para Pau dos Ferros. Em 12 de abril de 1853, os deputados provinciais Luiz Antônio de Brito Guerra (Barão do Assu) e Elias Antônio Cavalcanti de Albuquerque apresentaram um novo projeto de criação da vila, desta vez com a denominação Vila Cristina, mas a tentativa não obteve sucesso e o projeto foi reprovado.
3 • Finalmente, em 23 de agosto de 1856, um novo projeto apresentado pelo deputado provincial Bevenuto Vicente Fialho na assembleia provincial em Natal. Este projeto foi aprovado e se transformou na lei provincial n° 344, sancionada em 4 de setembro daquele ano pelo governador Antônio Bernardo Passos, elevando o povoado à categoria de vila, desmembrando-a de Portalegre, quase cem anos após a criação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição.
Parabéns, Princesinha do Alto Oeste. Terra dos Vaqueiros Bravios e povo acolhedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário