quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Justiça condena vereador e ex-vereadores por esquema de rachadinha

Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves — Foto: Divulgação

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Bento Gonçalves, na Serra, condenou um vereador e dois ex-vereadores do município por participação de um esquema de "rachadinha" com assessores parlamentares (saiba mais abaixo). Ainda cabe recurso a uma instância superior para tentar reverter a decisão.

O vereador Marcos Rodrigues Barbosa (Republicanos) foi condenado a 2 anos e 4 meses de prisão. Já a ex-vereadora Marlen Lucilene Pelicioli Ballotin (Republicanos) deve cumprir pena privativa de liberdade de 5 anos e 8 meses. E o ex-vereador Vanderlei dos Santos (PP), a 7 anos e 8 meses de prisão.

Ao g1, Barbosa, que está no quarto mandato como vereador na cidade, disse que vai recorrer. Os ex-vereadores também foram contatados, mas não se posicionaram até a publicação da notícia.

Os três devem começar a cumprir as penas no regime semiaberto assim que houver condenação definitiva.

O crime

Para a juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, o crime cometido pelo trio foi o de concussão, quando um servidor público exige uma contagem indevida em razão do cargo que ocupa.

O esquema denunciado teve início em 2008, se estendendo até 2013. De acordo com o Ministério Público (MP), os três condenados se valeram dos cargos de vereador para exigir o repasse de parte dos salários de servidores contratados para seus gabinetes.

A investigação aponta que o dinheiro era sacado diretamente no caixa bancário e não transferidos, o que poderia dificultar o rastreio da origem dos valores. Ainda afirmou que não afasta a responsabilidade penal dos acusados o fato de alguns vereadores não terem exigido ou recebido as vantagens indevidas diretamente das vítimas.

Em alguns casos, servidores com cargo em comissão contrataram empréstimo bancários em seus nomes para repassar o dinheiro integralmente aos parlamentares.

Fonte: g1 RS e RBS TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário