sábado, 6 de janeiro de 2024

Mestre de reisado é assassinado a tiros no Dia de Reis

Mestre Cicinho foi assassinado a tiros em Juazeiro do Norte. — Foto: Josiel Bernardo/ Divulgação

O mestre Cicero Frank Severino da Silva, conhecido como “Mestre Cicinho”, de 44 anos, foi assassinado a tiros na calçada de casa na Rua Marechal Dutra, no Bairro Pio XII, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, na madrugada deste sábado (6), dia em que se comemora o Dia de Reis.

Segundo uma familiar da vítima, que terá a identidade preservada, mestre Cicinho estava acompanhado de outras pessoas organizando um trono para as apresentações do Reisado Manoel Messias, que ocorreriam durante este sábado, quando dois homens em uma moto chegaram ao local atiraram contra ele.

O mestre de reisado foi atingido por quatro disparos. Ele chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Bairro Limoeiro, mas já chegou sem vida. Ele deixa a mulher e quatro filhos.

A Secretaria da Segurança informou que a investigação sobre a morte do mestre de reisado é conduzida pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, que realiza apurações com o intuito de localizar e capturar os envolvidos na ação criminosa.

Atuante na cultura

Mestre Cicinho estava se preparando para as apresentações de reisado quando foi atacado por dois homens em uma moto. — Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte/ Divulgação

Mestre Cicinho era atuante na cidade de Juazeiro do Norte, desenvolvendo diversas atividades de formação e continuidade com seus alunos e brincantes, mantendo viva a tradição do reisado.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte divulgou uma nota de pesar pela morte do mestre Cicinho e cancelou o encerramento do Ciclo de Reis, evento com diversas apresentações folclóricas que aconteceria hoje.

"A gestão municipal, neste momento de grande tristeza e dor, expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos", diz um trecho da nota da prefeitura.

Reisado

O Dia de Reis é uma celebração presente no calendário religioso da Igreja Católica que marca a visita dos reis magos no nascimento de Jesus. A festividade é tradição em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste.

Durante a festividade, os grupos de reisado se reúnem em desfiles pelas ruas vestidos com roupas típicas coloridas, levando músicas , danças e bênçãos.

O grupo de reisado é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões.

Fonte:  g1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário