O advogado Leonardo Bonafé, 25 anos, executado a tiros na manhã de quarta-feira (28), em Taubaté
O advogado Leonardo Bonafé, 25 anos, executado a tiros na manhã de quarta-feira (28), em Taubaté, morreu com nove perfurações a bala, de acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Deic (Delegacia Especializada de Investigações Criminais). O disparos atingiram a cabeça, o tronco e o braço do jovem, filho do advogado Flávio Bonafé, candidato a prefeito de São Luiz do Paraitinga pelo MDB.
A Polícia Civil trabalha com duas hipóteses: crime político ou alguma desavença ligada à atuação de Leonardo como advogado. O pai fez uma postagem em homenagem ao filho e lamentou o crime "cruel e bárbaro".
De acordo com o BO, preliminarmente, foram contadas nove perfurações a tiro e um projétil foi apreendido.
"A perícia técnica fora acionada (...). Em análise ainda precária da perícia, constatou-se cerca de 09 perfurações no corpo (sem especificação de entrada e saída). Todos os tiros, a princípio, atingiram a cabeça, tronco e braços da vítima. A perícia localizou um projétil na porta traseira do passageiro da direito (ainda sem clareza quanto ao calibre), o qual foi arrecadado e apreendido. Por oportuno, não foram localizados cápsulas e/ou estojos no local", diz o BO.
Leonardo foi morto às 10h09, na rua Newton Vasconcellos, bairro Parque Três Marias, quando chegava para trabalhar no escritório Bonafé & Bonafé, que mantinha em sociedade com o pai. O crime foi gravado. No vídeo, um Jeep Renegade preto emparelha-se com o carro de Leonardo às 10h09 e a ação dos criminosos é rápida, dura quatro segundos, até o momento em o carro dos criminosos acelera e deixa o local.
O veículo usado no crime foi encontrado queimado pela polícia na zonal rural da cidade, na estrada da Sete Voltas. O Renegade era um carro dublê.
"Foram solicitados exames ao IC (Instituto de Criminalística) e ao IML (Instituto Médico Legal). O celular do advogado e o seu veículo foram apreendidos e o caso foi registrado como homicídio na DEIC de Taubaté. As diligências visando à identificação da autoria e esclarecimento dos fatos seguem em andamento", informou a Polícia Civil.
Dias antes da morte, Leonardo homenageou o pai em sua última postagem nas redes sociais. No post, Leonardo publicou um vídeo em celebração ao Dia dos Pais.
"Bom, meu pai pra mim é o meu melhor amigo, companheiro de tudo, tudo que a gente faz a gente vai junto, desde trabalhar até jogar bola, até fazer tudo a gente vai junto. Quando decidiu entrar na política, decidiu junto, tudo aqui em casa é junto, entendeu. E trabalhar junto com ele é a melhor coisa", afirmou o filho.
No vídeo, pai e filho aparecem sorrindo e se abraçando. No Instagram de Leonardo, mensagens de condolências. "Que triste tão jovem", comentou uma seguidora. "Não estou acreditando! Uma das pessoas mais gentis e felizes que tive o prazer de conhecer!", escreveu outra.
O corpo de Leonardo foi enterrado nesta quinta-feira, em São Luiz do Paraitinga, sob forte comoção.