A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia 10 de maio e mesmo com todos os esforços das secretarias estadual e municipais somente quatro cidades do Rio Grande do Norte conseguiram atingir a meta de vacinação contra a gripe na atual edição da campanha.
De acordo com o mais recente relatório da cobertura vacinal acumulada para Estratégia Influenza, apenas Parazinho, Pedra Grande, Jandaíra e Pilões chegaram à marca de 90% de vacinação do público-alvo. A primeira tem percentual de 96,95%, enquanto que as demais que atingiram a meta estão com índices de 95,7%, 93,69% e 90,97%, respectivamente.
Outros dois municípios potiguares estão com cobertura vacinal acima dos 80%, que são Frutuoso Gomes (89,77%) e Severiano Melo (83,64%). Fecham as 10 cidades com maiores percentuais de vacinação contra a Influenza Lucrécia (79,62%), Fernando Pedroza (79,52%), Jardim de Angicos (78,48%) e Francisco Dantas (78,32%).
A última atualização do RN+Vacina apontava que a cobertura vacinal em todo o Rio Grande do Norte era de 40,80%. Do público-alvo de 845.179, foram imunizadas contra a doença 344.822 pessoas. Esse pessoal corresponde à soma das pessoas que receberam a vacina dentro dos grupos prioritários.
A imunização é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. A vacinação é recomendada para mais de 20 grupos prioritários, com foco especial em: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas; Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas; Trabalhadores dos Correios; Trabalhadores Portuários; Povos indígenas e quilombolas; Pessoas com comorbidades, outras condições especiais e deficiência permanente; Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento; Pessoas em situação de rua; População privada de liberdade e Adolescentes e jovens em medida socioeducativa e Funcionários do Sistemas Prisional.
GRANDES CIDADES
A cobertura vacinal continua baixa nas maiores cidades potiguares. Entre as quatro mais populosas, Natal tem a pior colocação. A capital do estado está somente na 164ª posição do ranking, com apenas 26,48%.
Logo após a maior cidade do estado, vem São Gonçalo do Amarante, com cobertura vacinal de somente 33,48%, ocupando a posição de número 158. Parnamirim tem o terceiro pior índice entre esses municípios, com 33,68%, na 156ª colocação do ranking de cobertura vacinal contra a gripe.
Mossoró ocupa no momento a 151ª posição. A cobertura vacinal da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte se encontra em 36,17%.
Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recomendou aos municípios potiguares que realizem estratégias de busca ativa da população, em especial os públicos-alvo prioritários, que ainda não tomaram a vacina contra a gripe. A medida é necessária para ampliar a cobertura de proteção contra a doença.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário