quinta-feira, 6 de maio de 2021

Moradores cobram limpeza e mais atenção do Poder Público municipal para o açude das Antas no município de Paraná-RN

O Açude da Antas, localizado no sítio Aroeira na zona rural do município de Paraná-RN, já foi responsável pelo abastecimento da comunidade de Caiçara. No entanto, devido à seca dos últimos anos o nível do reservatório ficou zerado e, atualmente, está com cerca de 30% de sua capacidade total (nossa estimativa) cerca de 700.254 m³.Segundo o IGARN sua capacidade total é de 2 334 180 m³. 

Os moradores cobram limpeza e manutenção da parede do manancial que nas gestões passadas nunca se preocuparam com a situação do nosso principal reservatório.

O Blog Nosso Paraná RN em 2013 fez um apelo e alerta a gestão anterior, sem nos dar atenção, nenhuma atitude foi tomada pelo poder público em buscar soluções. Três anos depois o nosso manancial, ficou totalmente seco, ficando a Comunidade de Caiçara sem o abastecimento do precioso líquido ate os dias atuais. Com a nova gestão em março desse ano, RELEMBRE fizemos um novo alerta, AQUI um edil aliado da prefeita falou que algo estava sendo providenciado no sentido de uma audiência pública ou coisa do tipo, mas até agora nada. O presidente da Casa Legislativa só demonstra preocupação em articular a aprovação de projetos oriundos da Gestão Municipal.

O descaso do poder publico municipal continua em relação ao açude, com a chegada das chuvas e a perspectivas que receba uma boa recarga hídrica e, nosso manancial possa atingir sua capacidade máxima, mesmo assim, não se deve ignorar a situação para que futuramente as consequências não prejudiquem ainda mais nossa comunidade.

A Comunidade de Carnaubinha da Ema, no município de Jose da Penha, é abastecida com nossas reservas hídricas através de uma associação de moradores, que cobra certa quantia, mesmo que seja simbólica, valores que não geram nenhum benefício ao nosso município. O açude Flechas, localizado em José da Penha, atualmente acumula 5.655.475 m³, equivalentes 63,19% da sua capacidade total, que é de 8.949.675 m³. Portanto, o município jpenhense  apenas no seu principal açude já acumula cerca de oito vezes mais o volume do nosso manancial, nada justifica o abastecimento da Carnaubinha da Ema continuar sendo do nosso município, enquanto que Caiçara continua sendo abastecida de forma precária por carros pipas e vendedores do precioso liquido. 

"Não fuja de seus problemas nem se desespere. Encare-os de frente com coragem e determinação, pois, se não resolvê-los no dia de hoje, certamente terá que fazê-lo no dia de amanhã, porque eles continuarão existindo enquanto não forem resolvidos, prolongando o seu sofrimento".      *Autor Desconhecido

Um comentário: