quinta-feira, 29 de julho de 2021

Bebê que se afogou em balde faz aniversário de 1 ano no hospital sem festa: 'Não vai faltar oportunidade', diz mãe

Bebê que se afogou em balde com água em Piraju segue internada em Botucatu — Foto: Paulo Roberto Ramos Andrade/Arquivo pessoal

A bebê que foi socorrida em estado grave depois de se afogar em um balde com água, em Piraju (SP), completou um ano de idade. No entanto, a comemoração não aconteceu como a família planejava, já que a menina continua internada no Hospital das Clínicas de Botucatu.

A mãe Alessandra Aparecida Silveira Andrade contou ao G1 que estava planejando uma festa para celebrar os primeiros 12 meses de vida da filha neste domingo (25). Para isso, tinha encomendado um enfeite de bolo e já estava pesquisando decorações com o tema da Minnie Mouse.

"Eu ia fazer um bolinho, uma festinha. Já tinha visto os enfeites e encomendado o topo de bolo, mas quando aconteceu tudo no dia 29, no dia seguinte já liguei desmarcando", lembra Alessandra.

Menina de 11 meses que se afogou em Piraju está internada na UTI do HC de Botucatu — Foto: Paulo Roberto Ramos Andrade/Arquivo pessoal

Ana Clara Silveira Andrade foi internada no HC depois que sofreu um acidente doméstico enquanto estava com a babá, que tem uma espécie de creche na casa dela e toma conta de várias crianças em Piraju.

O pai da bebê, Paulo Roberto Ramos Andrade, contou que, por um descuido, a babá saiu para alimentar outra criança e a Ana Clara caiu dentro de um balde com água. Ela foi socorrida, mas chegou ao pronto-socorro da cidade com um quadro de parada cardiorrespiratória.

O médico que atendeu Ana Clara em Piraju disse ao G1 que ela ficou desacordada por cerca de 15 minutos até ser reanimada. Depois, ela foi transferida ao HC de Botucatu, onde ficou na UTI até o último dia 20.

Na semana passada, a bebê foi transferida para a ala de enfermaria da pediatria do HC, o que permitiu que os pais passassem a visitar a filha com mais frequência. Mesmo assim, a mãe contou que não foi possível fazer nenhuma comemoração especial para o aniversário de Ana Clara.

"Não deu para fazer nada porque só pode entrar uma pessoa por vez no quarto, mas não vai faltar oportunidade. Ainda vou fazer muitas festinhas pra ela, e vai recompensar todo o mês perdido", afirma Alessandra.

Quadro delicado

Segundo o pai da menina, alguns dias após a internação, a bebê não corria mais riscos, mas o cérebro dela foi bastante afetado pela falta de oxigênio.

“O corpo inteiro está recuperado 100%, da parte da cabeça para baixo já não corre risco de nada. O corpo, o coração, estão perfeitos. O cérebro desinchou, mas por ter ficado sem oxigênio, as células do cérebro dela morreram. Ou seja, sem essas células, ela não consegue abrir o ‘olhinho’, mexer o ‘dedinho’, a mão, nada”, explicou o pai.


Ana Clara, de Piraju (SP), está internada no Hospital das Clínicas de Botucatu — Foto: Paulo Roberto Ramos Andrade/Arquivo pessoal


No último dia 9, Ana Clara fez uma traqueostomia para ajudar na respiração e na alimentação. No entanto, Paulo contou que ela deve continuar desacordada até "Deus entrar com uma providência". Por causa disso, a família pede orações para que a menina se recupere.

“Vamos seguir aqui até ela melhorar. Estamos confiantes que Ele vai fazer o milagre. Ela saiu de Piraju praticamente morta, já tinham dado como óbito, então se Deus devolveu um fôlego de vida pra ela. Ele vai fazer a obra por completo.”

Ainda segundo o pai de Ana Clara, o casal sempre deixou a filha com a babá. Ele disse que acidentes acontecem e que, no momento, não pretende tomar medidas em relação à profissional. O G1 não conseguiu contato com a babá.

O G1 também entrou em contato com o Hospital das Clínicas de Botucatu para saber sobre o estado de saúde da paciente, mas a unidade informou que as informações são sigilosas, por se tratar de uma criança e ser contra o código de ética.

Fonte:  G1 Itapetininga e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário