terça-feira, 27 de julho de 2021

Polícia Civil prende suspeito de três estupros em Macaíba

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba deflagraram, nesta segunda-feira (26), a Operação “Um por todos, todos por elas”, que resultou na prisão de Francisco Leandro dos Santos, 35 anos. Ele foi detido em flagrante no bairro Lagoa, em Macaíba, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

A operação teve como objetivo identificar e prender Francisco Leandro, que é suspeito de ter praticado pelo menos 03 (três) estupros e roubos contra mulheres, na cidade de Macaíba, usando arma de fogo e sempre a mesma forma de agir. Além disso, ele já foi condenado pelo crime de homicídio qualificado e estava cumprindo pena no regime aberto.

De acordo com investigações, o suspeito atraía jovens da cidade de Natal para Macaíba, sob o pretexto de encontros íntimos, mas, ao abordá-las, usando arma de fogo, estuprava, roubava e abandonava as vítimas em local ermo, próximo a um parque de vaquejada com acesso pela BR-304. Até o momento, três vítimas foram identificadas, as quais, após serem estupradas, tinham seus objetos subtraídos, em especial aparelhos celulares. Uma das vítimas era menor de idade.

No dia 30 de junho, repercutiu nas redes sociais o primeiro caso de estupro, em Macaíba, sendo iniciada a investigação pelos policiais de Macaíba. No dia 09 de julho, foi registrada a segunda ocorrência, com a mesma forma de agir e características do suspeito. Em 19 de julho, uma terceira vítima procurou a delegacia para registrar novo crime, quando foi verificado que se tratava do mesmo autor.

No início da tarde desta segunda-feira (26), os policiais abordaram e prenderam Francisco Leandro. Ele foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições, além de ter sido pedida pela autoridade policial sua prisão preventiva pelos crimes de estupro, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

O suspeito, a arma de fogo, as roupas usadas no crime e o veículo usado por ele foram reconhecidos pelas vítimas. Ainda assim, ele negou a prática dos crimes, afirmando apenas possuir a arma de fogo para se defender de ameaças e inimigos. Francisco Leandro foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da justiça.

O nome da operação remete a um romance clássico e, atualmente, reflete o engajamento de todos no combate à violência contra a mulher e contra a misoginia. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo número da Delegacia Municipal de Macaíba: (84) 98114-4042.

Nenhum comentário:

Postar um comentário