terça-feira, 1 de outubro de 2024

Criminosos invadem casa, assaltam trabalhadores e atiram em cinco pessoas; duas morreram

Dois homens são mortos e três baleados durante assalto a grupo de trabalhadores pernambucanos, em Pacatuba. — Foto: Kilvia Muniz/ SVM

Criminosos invadiram uma casa onde estavam sete trabalhadores naturais de Pernambuco, assaltaram os homens e em seguida atiraram em cinco deles, matando duas pessoas. O crime ocorreu no Bairro Alto São João, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite desta segunda-feira (30).

Segundo um dos sobrevivente, que levou um tiro na perna, ele e os colegas são naturais do município de Tabira e trabalhavam viajando, oferecendo serviços de restauro de fotos e esculpindo lápides de sepulturas. O grupo estava hospedado há quatro dias no imóvel que foi invadido por cinco homens armados.

"Eles chegaram e entraram todos encapuzados, anunciaram que era um assalto. Levaram a gente para um quarto, mandaram deitar. [...] Pegaram tudo, celular, documentos, carteira. Só a roupa do corpo mesmo que eles deixaram", disse um sobrevivente.
Trabalhadores estavam a cerca de quatro dias hospedados em residência que foi invadida por criminosos. — Foto: Kilvia Muniz/ SVM

Ainda segundo a testemunha, os criminosos indagaram se os trabalhadores faziam parte de uma facção criminosa, o que foi negado por todos. Mesmo assim, os suspeitos pegaram dois deles e levaram para outro cômodo.

"Eles deixaram nós cinco para dentro do quarto e levaram os outros dois. Aí nós escutamos quando um gritou e começaram os disparos. O outro tentou fugir, entrou no quarto que a gente estava e eles [criminosos] começaram a efetuar vários disparos nele, que acertaram eu e os outros", relatou o trabalhador.

Dos sete pernambucanos, dois morreram no local, três foram baleados e outros dois não foram atingidos pelos tiros. Os feridos foram socorridos ao Hospital Municipal de Pacatuba e em seguida transferidos ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Após o atendimento, eles receberam alta.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as investigações estão a cargo da Delegacia Metropolitana de Pacatuba, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM).

Primeira vez no Ceará

Entre os sobreviventes, está o pai de um jovem de 21 anos, que foi assassinado. Conforme o homem, era a primeira vez que o filho viajava ao Ceará para trabalhar com ele.

"Ele nunca tinha vindo, não, pra cá, não. [...] É um serviço que a gente vem e volta para Itabira. [...] Dessa vez ele tava lá sem fazer nada, eu decidi ir pra trazer ele pra vender, né? Mas eu botei ele pra trabalhar mais eu, ao meu lado. Infelizmente, aconteceu, né?", falou o pai de um dos mortos.

Ainda conforme o homem, ele e os colegas já tinham costume de pegar encomendas na cidade cearense.

"Essa questão de facção eu sabia que tinha, mas nós éramos acostumados a vir pra cá. Tem mais de dois anos que nós trabalhamos aqui nessa região e nunca aconteceu isso", disse trabalhador.

Fonte: g1 CE

Jovem é perseguido e assassinado a tiros após discussão em jogo de futebol

Jovem foi atacado por dois homens em uma moto quando estava indo para casa depois de um jogo de futebol amador. — Foto: Arquivo pessoal

Um jovem foi morto a tiros na Rua Domingo Sávio, no Bairro Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, após uma discussão com um homem durante um jogo de futebol amador na noite desta segunda-feira (30).

Segundo testemunhas, João Pedro Sousa de Oliveira Filho, de 23 anos, participava de um racha quando se desentendeu com o outro jogador. Depois do término da partida, quando seguia para casa em uma motocicleta, ele foi seguido e atacado com tiros por dois homens que estavam em outra moto.

João Pedro foi socorrido por familiares e amigos para o Hospital Regional do Cariri, mas não sobreviveu aos ferimentos.

Conforme Maria do Socorro Livino, tia da vítima, João era o caçula dos irmãos e uma pessoa muita querida por todos.

"O João Pedro era um rapaz meninão, brincalhão, amigo, muito humilde. Só Deus para aliviar o coração da gente e entregar nas mãos dele. Que Deus faça justiça. É uma dor que a gente não deseja nem para o nosso pior inimigo", disse a tia da vítima.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram acionadas e fizeram os primeiros levantamentos. As investigações estão a cargo da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.
João Pedro Sousa de Oliveira Filho, de 23 anos, foi morto a tiros no Bairro Timbaúbas, em Juazeiro do Norte. — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: g1 CE

Candidato a prefeito relata ter sido alvo de tiros durante agenda de campanha

Candidato a prefeito de Santa Rita, PB, relata ter sido alvo de tiros durante agenda de campanha — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O candidato a prefeito de Santa Rita, na Grande João Pessoa, Nilvan Ferreira (Rep) relatou ter sido alvo de tiros durante uma agenda de campanha na noite desta segunda-feira (30). Ele estava com sua equipe fazendo um discurso para apoiadores no bairro de Tibiri, por trás da Praça do Povo, quando começaram os disparos.

Nilvan Ferreira relatou, em boletim de ocorrência ao qual o g1 teve acesso, que por volta das 19h30 estava fazendo agenda de campanha no bairro de Tibiri, por trás da Praça do Povo, quando, no final do discurso que ele fazia na região, começou a notar uma certa dispersão anormal do público, pois as pessoas teriam visto uma pessoa armada no meio da multidão.

Nilvan estava em cima de um banco, acompanhado de um segurança particular e apoiadores, discursando para o público, quando todos os presentes ouviram tiros e começaram a correr. Nilvan, inclusive, foi lançado ao chão para se proteger dos disparos. Ele está bem.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que, após os tiros, diversas pessoas começaram a correr e fugir do local. Apesar do susto, ninguém se feriu. Nilvan Ferreira registrou boletim de ocorrência por volta das 21h30, na delegacia de Polícia Civil de Santa Rita, que investiga o caso.

Por meio das redes sociais, ainda na noite de segunda (30), Nilvan publicou um vídeo no qual relata o episódio que aconteceu em Tibiri, bairro de Santa Rita, no qual o candidato classifica a situação como um “episódio lamentável” e que ele considera o que ocorreu como “uma espécie de atentado”.

Fonte: g1 PB