As ocorrências distintas se deram nos municípios de Campina Grande, João Pessoa, São João do Rio do Peixe e Uiraúna
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, no decorrer de fiscalizações realizadas entre os dias 28 e 29 de agosto, deteve sete homens em ocorrências policiais distintas. Apreendeu, ainda, mais cinco veículos, sendo eles, três motocicletas e dois carros. Em uma das ocorrências criminais, um revólver calibre .32 com seis munições foi tirado de circulação.
A primeira ação se deu no município de Campina Grande, agreste paraibano, na BR 230, km 129, na madrugada da segunda-feira (28), por volta das 00h41, quando equipe policial foi averiguar a comunicação de uma ocorrência. Durante o deslocamento, foi localizado um veículo Jeep Compass sem ocupantes com a iluminação de alerta ligado, poucos minutos após retornaram para o carro três homens. Durante fiscalização foi localizado com um homem de 46 anos um revólver calibre.32 com seis munições prontas para uso. Questionado sobre a origem, relatou não ter porte e nem registro da arma, que seria antiga, encontrado na casa de um familiar. Diante do flagrante, ele foi detido e conduzido para a Delegacia de Polícia Judiciária e poderá responder criminalmente por porte ilegal de arma de fogo.
Já em João Pessoa, capital paraibana, na BR 101, km 90, na tarde do mesmo dia, por volta das 13h30, agentes da PRF realizavam fiscalização de rotina quando abordaram um veículo Volvo. Durante os procedimentos padrão, foi realizada consulta nos sistemas de segurança com a identificação do veículo e do condutor, um homem de 45 anos, identificado a existência de um mandado de prisão ao seu desfavor pelo não pagamento de pensão alimentícia. Diante das circunstâncias, ele foi detido e encaminhado para a Central de Flagrantes onde ficará à disposição das autoridades cabíveis por dar prosseguimento a ocorrência.
Também em João Pessoa, desta vez na terça-feira (29), por volta das 08h05, equipe da PRF realizava deslocamento próximo à BR 230, quando visualizou uma motocicleta estacionada com placas de outro estado, o que despertou a atenção dos policiais. Prontamente o veículo foi abordado a fim de ser feita uma fiscalização minuciosa. Durante os procedimentos foi percebida a adulteração em seus sinais identificadores. Um homem de 39 anos se apresentou aos policiais e informou que a moto estava sob a sua responsabilidade. Ele foi detido pelos crimes de adulteração e receptação, sendo encaminhado para a Central de Flagrantes.
Em São João do Rio do Peixe, sertão paraibano, na BR 405, km 31, às 09h30, policiais realizavam fiscalização alusiva à Operação de combate às fraudes veiculares, quando avistaram uma motocicleta Honda Bros com a placa parcialmente cortada. Diante do fato, a moto foi abordada e iniciado os procedimentos de fiscalização. Foi constatado que ela estava adulterada e havia sido roubada no município de Caruaru/PE em fevereiro de 2022. O condutor, um homem de 37 anos, relatou ter comprado o veículo em uma loja, onde teria dado outra de sua posse em troca mais certa quantia em dinheiro. Ele foi detido e encaminhado para as autoridades policiais pelo crime de adulteração e receptação.
Cerca de meia hora após a última ocorrência, também no mesmo município, na BR 405, desta vez no km 31, agentes da PRF abordaram um Fiat Strada que a placa estava parcialmente inelegível. Durante inspeção minuciosa dos outros elementos identificadores, foi constatada adulteração, o automóvel tinha um registro de roubo. O condutor, um homem de 56 anos, relatou ter adquirido o carro por meio de um anúncio em site de compra e venda. O indivíduo foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária onde poderá responder criminalmente por adulteração e receptação.
Por volta das 10h30 do mesmo dia, também em São João do Rio do Peixe, na BR 205, km 29, policiais avistaram uma moto Honda Bross estacionada sem placas. Foi realizada uma abordagem para identificar o veículo. Através da expertise policial foi possível identificar que a moto tinha um registro de roubo/furto ocorrido em setembro de 2012 no município de João Pessoa. Um homem de 43 anos apresentou-se para os policiais como sendo o proprietário, ele relatou ter comprado a moto em uma feira de trocas em Uiraúna, sabendo que ela não havia sido quitada. Conforme a situação presenciada, ele foi detido e encaminhado à polícia judiciária e poderá responder criminalmente por receptação.
Na cidade de Uiraúna, por volta das 11h15, equipe realizava deslocamento com destino à BR 434, quando avistaram um Ford KA estacionado com a placa de identificação fora dos padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores. O carro foi abordado a fim de passar pelos protocolos de fiscalização. Um homem de 58 anos relatou ser proprietário do automóvel, ele relatou que comprou o Ford KA de um conhecido, onde teria dado outro veículo de sua posse mais uma quantia em dinheiro que não soube relatar quanto foi. Aproveitando a oportunidade, disse que não fez a transferência, pois não se interessava, já que só usaria na fazenda. Mediante consultas aos sistemas de segurança foi possível identificar que o carro tinha um registro de roubo/furto ocorrido no município de Natal/RN em julho de 2022. O suposto proprietário foi detido e poderá responder por adulteração.
Todos os veículos com registro de roubo/furto foram encaminhados para as autoridades cabíveis, onde passarão pelos protocolos cabíveis para serem devolvidos aos seus legítimos donos.